
Feliz novo ano!

Nazaré! Chegamos na cidade que ficou conhecida no mundo do surf por suas ondas gigantes de até 30 metros. Fomos visitar o Forte de São Miguel, de onde é possível ver alguns surfistas se aventurando no mar. Não tivemos sorte de ver as famosas ondas gigantes, mesmo estando na época em que elas podem se formar. O campeonato de surf com competição na Praia do Norte, ao contrário das outras praias espalhadas pelo mundo que possuem data para que os campeonatos aconteçam, não possui uma data específica. Lá eles deixam uma “janela” de quando provavelmente haverá as grandes ondas e assim que se confirma a formação das mesmas os competidores são avisados e tem pouco tempo para chegarem até o local.
Essa época em que visitamos Nazaré estava dentro da tal “janela” porém não tivemos sorte. As ondas estavam apenas com 3 metros de altura. Mas como estaremos nas redondezas, se anunciarem a competição com certeza iremos voltar para conferir de perto. Além de ser uma oportunidade única de presenciar esse evento do surfe, Nazaré é uma cidade bela, com praias deslumbrantes apesar de bem frias. No forte tem um pequeno museu de prancha de várias surfistas famosos que passaram por ali. Tem bastante brasileiro lá naquelas paredes. Além de explicarem o porque de as ondas gigantes acontecerem. Essa foto foi feita em Nazaré, no Baloiço da Ladeira, um balanço com vista panorâmica para a Praia de Nazaré que é de tirar o fôlego.
Saindo de Nazaré iríamos seguir direto a Lisboa, porém vi uma cidadezinha no meio do caminho que chamou a minha atenção, Peniche. Uma cidade pequena rodeada pela costa oceânica. Paramos ali do ladinho do mar, em uma superfície rochosa na Furna Que Sopra com uma vista linda. Acordamos cedo para ver o nascer do sol que estava espetacular. Ainda ali tinha uma escada que levava para a Gruta da Furninha.
Seguimos viagem no outro dia, mas vimos que Lisboa é escasso de lugares para abastecer e eliminar a água da nossa casa, então paramos em Mafra, uma cidade pertinho que fornecia esses serviços e ficamos ali uns dias, até porque precisávamos arrumar o nosso gás. Paramos bem do lado do Palácio Nacional de Mafra e fomos até lá de skate visitar.
Último dia do ano, seguimos para Lisboa. Passaríamos o ano novo com a Thaynã, uma amiga minha da época da faculdade, e seu marido. Paramos o motorhome no estacionamento do aeroporto. Como não conhecíamos bem a cidade e poderia estar bem cheia para o ano novo, achamos melhor parar em um lugar pago para esse dia de festa, e dormimos na casa da minha amiga.
Antes da meia noite resolvemos descer até a Praça do Comércio para ver a queima dos fogos. Chegamos lá tinha apenas começado, porém a praça estava muito cheia. Não conseguimos ter uma vista total da queima de fogos mas o pouco que vimos foi bem bonito.
Feliz Ano Novo a todos direto de Lisboa.
Espero que tenha sido uma virada de muita festa e alegria por aí. Agora vamos ficar alguns dias por aqui, conhecer as belezas dessa capital portuguesa, então logo logo volto com mais história por aqui.

